Seja prudente! Carregue o óleo.



Jesus disse:
– Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo. Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. (Mateus 1:1-4)

Num casamento do oriente, era comum o noivo ir até a casa da noiva para recebê-la das mãos de seus pais. Em seguida, o casal era acompanhado por donzelas ou moças virgens e outros convidados para o banquete nupcial. O caminho até o banquete, porém, era escuro, uma vez que as casas da época não tinham energia elétrica, portanto, eles utilizavam lâmpadas, que eram acesas e mantidas com azeite de oliva.

Nessa parte da vida de Jesus relatada pelo evangelho de Mateus, Jesus está concluindo mais um sermão aos discípulos, essa parábola é conseqüente da explicação de como será o fim das eras. Jesus tinha acabado de explicar aos discípulos quais seriam os sinais do fim dos tempos. Em seguida, ele faz uma comparação da situação pessoal de cada um de nós, que é como a de dez virgens. Existem dois perfis de pessoas que se encontrarão com Ele quando o Reino do Céu se revelar por completo, as pessoas prudentes, e as imprudentes.

O retorno do Messias é como um casamento, nós somos sua noiva e Ele, o noivo que, aparentemente, está demorando. No entanto, Ele virá na hora certa. E quando vier, metade de nós não estará pronta. Outra comparação feita pelo Mestre, é de um fazendeiro que entregou a fazenda aos cuidados de seus servos, e por causa da demora do seu retorno, os servos relaxaram e não cuidaram como deviam da fazenda, assim, quando o dono dela retornou, deu o justo castigo a todos. A volta do Rei será exatamente assim. Muitos de nós não estão fazendo aquilo que Jesus nos deixou como preceitos básicos e como ordenança final. A ordem de Jesus, antes de sua ascensão, é para pregarmos o evangelho, anunciando o Reino do Céu, fazendo discípulos e os batizando. A maioria dos cristãos é como as virgens imprudentes, eles até caminham rumo a festa nupcial, mas quando o noivo chegar, grande parte ficará do lado de fora, simplesmente por não terem sido prudentes. “O noivo respondeu: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!” (verso 12)

A prudência requerida por Jesus nessa parábola, é que carreguemos azeite para manter a luz acesa. Isso pode ser entendido como guardar a vigília, ou nos mantermos em oração “Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono” (verso 5). No Getsêmani, Jesus disse aos discípulos: “Despertem e orem, para não caírem em tentação.” Nós sabemos que os discípulos estavam dormindo, entretanto, assim como eles, alguns ainda dormem, ou cochilam e, por isso, caem em tentação. A falta de oração é uma das grandes lacunas na vida de todo crente, todos nós passamos por isso, por tempos em que não queremos orar, que não estamos dispostos, por horas de sonolência na caminhada. Contudo, devemos ser prudentes e carregar o óleo de azeite, precisamos buscar uma experiência pessoal mais profunda com o Espírito Santo, para que o nosso fogo não se apague e para que o noivo não feche a porta para nós. Não adianta andar com quem tem luz, é preciso carregar o óleo para acender a lâmpada individualmente. “À meia-noite se ouviu este grito: O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele! Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.” “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”
(verso 6-9)

"Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada. E Jesus terminou, dizendo: – Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora. " (verso 10,11,13) E você, faz parte de qual grupo de virgens? Das que estão levando óleo de reserva, ou das que pedirão emprestado? Não deixe para a última hora, pare de deixar a oração para depois, busque a Deus agora! Leia a Sua Palavra e medite nela, só assim você estará guardando reservas de óleo para encher a sua lamparina.

.

Em Cristo,


Allan. =)

3 comentários:

  1. Amém! Que sejamos prudentes e guardemos reservas de óleo para as nossa lamparinas...
    Não queremos ser pegos dormindo né!? ;)

    ResponderExcluir
  2. Depende, se eu puder dormir até mais tarde... o problema é me acordarem muito cedo. rsrsrs

    ResponderExcluir

Agenda

Dia/Atividade

















05, 06 e 07 - Congresso Missão & Ação

07 - Gaj - casa do Oscar - 15h

12 - Gaj - Sesc Arsenal - 19h

14 - Evangelismo no Pascoal Ramos

20, 21 e 22 - Visita aos Jovens Livres

27 - Gaj - casa do Kim - 20h

*Toda sexta-feira vigilia de oração/corujão no terreno da IPC as 23h