DOG pra você!


.C

Confie no Senhor de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Provérbios 3:5

Confiança é uma responsabilidade que temos com uma convicção pessoal. No livro de provérbios, capítulo 3 e versículo 5 a Palavra do Senhor nos orienta a confiar no Poder de Jeová de todo nosso coração, esse é o primeiro passo. O segundo passo que Deus ordena é não se apoiar em nossa própria inteligência. Em um sentido mais amplo poderíamos afirmar que Deus está dizendo o seguinte: O coração do homem é de onde provém seus sentimentos, consciência e amor, do coração precedem as saídas da sua vida, por isso pague a fiança de crer em mim. Para alguém que foi preso a fiança normalmente é paga em dinheiro. A formação da palavra confiar é produto da junção: pagar a fiança (Com fiança). Quando Deus diz, “Confie no Senhor...” Ele está dizendo: “me liberte dentro de você!” Isso é algo que só nós podemos fazer. Cada indivíduo tem uma medida de fé que pertence a ele, essa medida foi implantada nele desde antes dele nascer. Pedro diz que Deus multiplica a fé quando acrescentamos passos em nossa caminhada.

Portanto, confiar em Deus de todo o coração implica colocá-lo no centro de nossas vidas, sentimentos, amor e consciência. Envolve confiar que o que Ele diz é verdade, por exemplo: quando a bíblia diz que o pecado não tem mais ação em nossas vidas, isso é real. Mas nossa pisque diz o contrário, nos traz lembranças do passado, desejos sexuais e uma série de outras sensações. Nós deveríamos ter fé e crer que não somos mais escravos do pecado. Isso seria uma atitude de confiança. Confiar que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, inclusive o pecado e o deserto espiritual. Pagar a fiança quando se tem dinheiro é fácil, mas quando estamos sem dinheiro preferimos deixar a pessoa presa até conseguir a quantia necessária. Com Deus não é diferente, quando está tudo bem é muito fácil confiar, mas quando tudo está mal decidimos empacar na caminhada e esperar melhores ventos para prosseguir. Começamos a pensar que estamos fora da vontade de Deus, que estamos em pecado, que não vale tanto assim ser discípulo do Mestre e as mentiras nascem de novo em nosso coração. Talvez não entendemos que é de todo o coração, não podem existir lacunas. E que as oscilações fazem parte do Chamado.

Entretanto, o segundo passo corre perigo em detrimento do primeiro. É bem comum entrarmos em crise existencial, deserto espiritual ou pecado e ficarmos ansiosos para resolver. Mas não é isso que a Palavra nos orienta. A gente mal entra no deserto e diz: “Preciso fazer algo urgente, orem por mim, está tudo errado.” Se confiássemos em Jeová e não na nossa própria inteligência a frase seria diferente: “Tudo coopera para o meu bem, provavelmente Deus quer me mostrar algo que eu ainda não enxerguei, vou confiar Nele e viver esse momento da mesma forma que vivo os momentos de alegria e vitória.” A oração de quem não confia é: “Deus me tira dessa situação, me dá forças para fazer isso, aquilo e isso”. Mas deveríamos ser menos auto-suficientes e dizer: “Deus, eu entendo que é um propósito do Senhor eu passar por isso, te louvo e me alegro pelo seu interesse em me corrigir e/ou capacitar me. Por favor, me instrui nesses dias na maneira em como devo agir nesse momento, ficarei esperando o Teu tempo para me falar qual o propósito disso e quais são os passos que devo dar, para isso vou ler a tua Palavra e esperar Nela.”

É lógico que quando Jeová disser o que devemos fazer nós devemos agir. Conheço muitas pessoas que tiveram respostas do Mestre e até hoje estão esperando algo sobrenatural acontecer. Não deixe de confiar em Jeová! Entrega seu coração nas mãos Dele em qualquer circunstância. Feche os olhos por dois minutos e imagine a seguinte cena: Você de joelhos enfiando suas mãos dentro do seu peito e retirando seu coração, ele ainda está batendo e sangrando muito, você puxa ele com força e arrebenta todas as artérias, depois disso segura-o com as duas mãos e o levanta para o alto, nesse momento uma luz vem e o consome, você sabe que são as mãos do Senhor. Nesse instante seu corpo reclama, pois, o órgão que te dava vida foi retirado, mas essa mesma mão do alto entra dentro do seu peito e volta a bombear sangue, agora você sabe que se andar sem as mãos de Deus dentro do seu peito irá morrer. Essa imagem serve para você refletir durante esses dias. Até nosso próximo encontro.

Allan Dias Velasque
Líder dos Engajados
.

2 comentários:

  1. Deus responde as vezes com o silencio....

    ResponderExcluir
  2. Confiar em Deus é dificil pq a gente sempre quer tudo p/ ontem, queremos sempre dar "uma maozinha" p/ tudo acontecer mais rapido... e o tempo de Deus é diferente do nosso, + eu sei q os planos dele p/ mnha vida sao perfeitos!!!

    ResponderExcluir

Agenda

Dia/Atividade

















05, 06 e 07 - Congresso Missão & Ação

07 - Gaj - casa do Oscar - 15h

12 - Gaj - Sesc Arsenal - 19h

14 - Evangelismo no Pascoal Ramos

20, 21 e 22 - Visita aos Jovens Livres

27 - Gaj - casa do Kim - 20h

*Toda sexta-feira vigilia de oração/corujão no terreno da IPC as 23h