A vida do ser humano é permeada por obstáculos. Alguns obstáculos requerem de nós esforço e dedicação para ultrapassá-los. Podemos ir mal nos estudos, fracassar na profissão, perder um filho e ser abandonado pelo cônjuge, mas se não respondermos bem à uma questão elementar de nossas vidas, então, certamente padeceremos por toda a eternidade.
O sistema capitalista do qual fazemos parte, tenta impregnar nas nossas mentes uma série de inverdades a respeito da nossa razão de ser. Somos lapidados dia-a-dia por uma série de ideologias que nos tornam marionetes de um sistema extremamente cruel e acabamos entrando no jogo. Sendo assim, o principal obstáculo é a nossa auto-suficiência. O nosso eu precisa, imediatamente, ser vencido.
Não é estranho que tantas pessoas estejam morrendo de fome nesse exato momento, enquanto outras comem e esbanjam comida. Uma pesquisa diz que a cada 3 segundos uma criança é abusada sexualmente ao redor do mundo, isso significa que enquanto escrevo isso, várias meninas estão perdendo a sua virgindade e tendo seus sentimentos dilacerados, muitas vezes, pelo próprio pai. Outra estatística afirma que a cada dia 500 mil pessoas morrem de fome, outra revela que a cada dez pessoas, uma é um cristão perseguido e 97% dos cristãos do planeta sequer ouviram falar que irmãos estão sendo torturados a cada instante, igrejas são destruídas e famílias queimadas vivas.
Os casamentos estão se tornando cada vez mais escassos, 60% dos casais se divorciam nos primeiros dois anos, 20% em menos cinco anos e os 20% que restam vivem, muitas vezes, uma mentira mascarada de felicidade. Mulheres violentadas pelos seus esposos, adultério, abuso de autoridade, abortos, câncer, homossexualidade, guerras, rumores de guerras, enfermidades diversas, enfim, não é preciso dizer muito, já que temos uma infinidade de meios de comunicação de massa que veiculam diariamente dados que são negligenciados por nós. Enquanto assistimos aos jogos da copa milhares de prostitutas estão trabalhando para sustentar seus filhos, por outro lado filhos e maridos estão contraindo doenças sexualmente transmissíveis nos pontos de prostituição do mundo afora, e por ai vai...
O fato é que nós não somos suficientes para uma série de coisas que pensamos ser. O nosso “eu” tem causado tanto desastre e sequer nos damos conta disso. O único suficiente é Deus, por meio de suas mãos todas as coisas foram criadas, inclusive o homem. O Senhor tem as respostas que precisamos. Jesus Cristo disse que somos sal e luz da terra e que se não salgarmos perderemos o motivo de existir, assim como, se não iluminarmos não serviremos para nada.
No entanto, “Quem é Jesus?”. Deus, antes da fundação do mundo, elaborou um plano que faria com que sua glória fosse vista em toda a terra. O maior compromisso de Deus não é com o homem, e sim com sua glória. O homem foi o meio que Deus pensou para cumprir seu propósito. O apóstolo Paulo escrevendo a segunda carta aos Tessalonicenses registra no capítulo dois, verso oito, que Jesus destruirá a Satanás apenas com um sopro e no Salmo 29, verso 5 está escrito que a voz do Senhor despedaça os cedros do Líbano.
O Cedro é uma árvore de grande longevidade, podendo viver durante séculos. Essa árvore chega a atingir
Jesus era esperado por todos os judeus como alguém que viria para reinar no trono de Davi (Isaías 9:7), que subjugaria a todas as nações e faria jus à espera daquele povo, por isso as multidões queriam fazê-lo rei. Os judeus viviam oprimidos pelos Césares, pagavam tributos ao governo de Roma e muitas vezes tinham seus filhos primogênitos assassinados cruelmente por causa da decisão dos governantes que queriam manter o senso sob controle. Aquele povo, portanto, esperava um rei que fosse destruir os outros reis, glorificá-los e torná-los uma nação dominante novamente.
Contudo, Deus veio em forma de homem, nasceu numa manjedoura (Lucas 2:7), foi criado por um padrasto desconhecido, carpintaria era a sua profissão, falta de beleza era a sua aparência, mãos calejadas, rosto enrugado, olhavam para ele e queriam esconder o rosto, homem de dores, que sabia o que era padecer, “Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim.” (Isaías 53:3). Deus, mesmo poderoso e majestoso disse que não havia vindo para ser servido por nós, como os outros deuses da filosofia grega, e sim para servir aos homens.
Os judeus não aceitaram a Jesus, rejeitaram a Deus, torturaram o Messias, crucificaram-no, cuspiram em seu rosto, puxaram sua barba, cravaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, açoitaram-no, humilharam-no, pregando-o nu no madeiro dos criminosos, zombaram daquele que veio para os salvar.
Todavia, antes de tudo isso acontecer, o Senhor escolheu alguns discípulos para o seguirem e continuarem a sua missão. Certa vez, ele fez uma pergunta aos discípulos e disse: “Que dizeis que eu sou?” Eles responderam que diziam ser Ele João Batista, Elias ou algum dos profetas, mas Ele retrucou e disse: E vocês, meus discípulos, que caminham comigo há algum tempo, que viram sinais, prodígios, maravilhas, conversões, milagres, curas e multiplicações, o que vocês têm a dizer a meu respeito e Pedro, antes de todos, disse: “Tu és Cristo, o enviado de Deus.” Jesus disse que aquela afirmação tinha sido revelada por Deus e que a Sua igreja seria sustentada por ela, ou seja, com a afirmação de que Jesus é o filho do Deus Vivo e foi enviado por Ele para morrer em nosso lugar.
Hoje em dia, não salgamos e não iluminamos porque não conhecemos a Jesus, nem O fazemos conhecido, não saberíamos responder a essa pergunta. Conhecemos um Jesus de camisetas, adesivos, músicas e filmes, um deus vendido pela internet, o nosso Jesus é enlatado e faz parte do sistema capitalista. Poucos o conhecem por pagarem o preço da oração e leitura da bíblia. Faltam homens e mulheres que façam a diferença nas trevas e proclamem que o nosso Rei cumprirá sua promessa e julgará a terra.
Jesus ensinou que o Seu Reino é como uma semente de mostarda, parece algo pequeno e insignificante, um movimento liderado por um carpinteiro, e Paulo diz que isso é loucura para os judeus e escândalo para os gregos, para os que perecem é maluquice, mas para nós é o poder de Deus. Essa semente quando plantada e morta começa a criar raízes e crescer, chegando ao ponto das aves fazerem seus ninhos nela. O Reino do Céu deve ser plantado por ceifeiros, ele começou pequeno, mas chegou até nós através de homens e mulheres que decidiram devotar a sua vida na proclamação do evangelho.
A nossa fé é possível hoje por causa do que Jesus fez em nosso lugar na cruz, mas também por missionários que contraíram malárias e morreram. Por causa de homens que abandonaram sua pátria, suas famílias e decidiram ouvir a ordem de Jesus que diz: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.”.
Tais missionários andaram vários quilômetros nas selvas do Brasil, aprenderam o idioma do nosso povo, foram picados por cobras, rejeitados por índios e assassinados pelos povos nativos daqui. Eles perseveraram e decidiram entregar a sua vida pela causa do evangelho. O Brasil é livre de perseguição religiosa, podemos ler a bíblia em público e cantar louvores nas praças. Essa liberdade não existe em alguns países perseguidos, onde a bíblia é um objeto raro e o seu possuidor é considerado criminoso. Na Coréia do Norte não existem cristãos desviados, admitir ser cristão naquele país é aceitar o cárcere e a tortura, por isso, somente os que tomam a decisão de assumir essas conseqüências é que assumem seu compromisso com o Senhor.
Diante de tanto terror e maldade, a igreja precisa se pronunciar. Precisamos levantar a bandeira de Cristo, manchada de sangue e carregada de poder não permitindo que as portas do inferno prevaleçam contra nós. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? (Romanos 10:14) E, então, Jesus se dirigiu a seus discípulos e disse: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. (Mateus 9:37,38)
Clamo a Deus para que jovens saiam da frente do computador e se entreguem a esse chamado, peço ao Senhor para que os estudantes desistam de uma carreira profissional, que por fim os farão entrar num ciclo econômico de trabalho sem significado e um dia se darão conta que o mundo está doente. Suplico ao Pai pelos países perseguidos e pelos não alcançados. Eu sonho com uma igreja com várias ex prostitutas no coral, ex travestis presbíteros, ex viciados obreiros, uma igreja repleta de pessoas que não conseguem fazer outra coisa a não ser chorar, pelo perdido, pelo pecado e por amor a Deus.
Eu sonho com uma igreja em que as pessoas esmurrarão seus corpos e abraçarão o caído, todos sofrerão juntos e chorarão juntos. Uma igreja onde todos passam fome juntos, vendem suas propriedades para vencer a hipocrisia de ver um irmão passando necessidade e não fazerem nada. Uma igreja que não tolera a superficialidade.
Eu sonho com uma igreja que não tenha ministros de louvor nos púlpitos, mas que tenha sacerdotes nos bancos. Uma igreja sem palco, mas cheia de amor, sem estrelas, mas cheia de dor. Uma igreja que não queria sorrir e dançar no mover do Espírito, e sim que enxergue o faminto, o angustiado, o alcoólatra e a mãe com AIDS. Todos querem dizer: A nossa boca se encheu de riso e estou com vestes de louvor.
Contudo, o Mestre não está diante dos holofotes, nem na frente dos microfones, Jesus está junto do doente e do aflito, Ele não está mais no templo, Jesus foi para a vila. Deus quer mostrar isso para um remanescente que Ele escolheu pra si, um remanescente que quer segurar a bandeira do Reino, mesmo que as mãos desfaleçam e os cravos sejam apertados. Jesus está dizendo: Carregue a cruz, não a deixe caída, levantem a cruz que me trouxe tanto sofrimento! Quem pode ouvir esse chamado? Quem de nós irá vencer o principal obstáculo da humanidade e abandonar a si mesmo para achar a sua vida?
Em Cristo,
Allan.
Acho que nem precisa de comentar nada né?! =T
ResponderExcluirInspirado mesmo pelo Espirito Santo!
ResponderExcluirGloria a Deus!!!!