
Há três usos comuns da palavra "igreja". Dois são das escrituras e um não é. Nas escrituras, todos os cristãos formam a igreja de Deus (Efésios 1:22-23; 5:22-33). Do mesmo modo, os cristãos que trabalham e adoram juntos num determinado lugar são uma igreja (1 Coríntios 1:2). Poderíamos chamar estes dois usos como igreja universal e igreja local. O uso que não é das escrituras se aplica a um grupo de igrejas que se juntaram e a este poderíamos chamar igreja denominacional. Uma igreja denominacional é um grupo de igrejas trabalhando juntas como se fosse uma, sob uma organização nacional ou internacional.
Agora você pode perguntar: O que é errado com a existência de uma igreja denominacional? Muitas coisas: 1. A única organização que Deus deu aos cristãos foi a igreja local. Não há autoridade Bíblica para qualquer presidente, sínodo ou convenção se colocar acima de qualquer grupo de igrejas; 2. A Bíblia não autoriza a união de igrejas locais. As igrejas têm que funcionar separada e independentemente sob a supervisão de presbíteros, cuja autoridade é limitada a uma igreja local (Atos 14:23; 20:28; 1 Pedro 5:2). Pesquise na Bíblia, de capa a capa, para ver se acha o nome de sua igreja denominacional. Minha bíblia tem 1238 páginas. Eu não gostaria de ser membro de alguma organização religiosa que Deus nunca mencionou, em 1238 páginas!
Crescemos num mundo dominado pelo pensamento denominacional. É preciso coragem, convicção e estudo com mente aberta da palavra de Deus para nos afastar destas falsas idéias.
Gary Fisher
bom texto...assunto interessante...
ResponderExcluirfiquei com duvida em uma coisa, existe planejamento para a uniao das igrejas????
Segundo a bíblia, as igrejas irão se unir. Lembrando que igreja real é o povo de Deus. Não os templos. A profecia do apocalipse fala de uma união das igrejas, não em concordância dourinária. Mas em quebra de paradigmas. Alguns profetas hoje em dia têm combatido algumas distinções anti bíblicas entre as denominações. Devemos lembrar que o propósito de Deus sempre foi ter o seu povo unido, nós é quem decidimos, por questões irrelevantes, dividir a igreja. Em Romanos 14 Paulo combate esse desvio que já surgia naquele momento. Posso verificar os versículos chave que falam sobre a profecia da união das igrejas e colocar no comentário. Não me lembro o capítulo e versículos exatos. Mas posso buscar. EM CRISTO.
ResponderExcluirai eu quero...plixxx!!!
ResponderExcluirentao se Deus quer seu povo unido, pq nao das igrejas trabalharem juntas como se fosse uma??? se a igreja é o povo de Deus????
Por causa do pecado. O pecado no afasta de Deus e do primeiro e segundo mandamento. Desde o Éden que Adão culpou Eva e os laços foram quebrados, entre o Homem e Deus, e o Homem e outro Ser-humano. A profecia irá se cumprir no tempo do Senhor, não depende de nós. Seremos apenas instrumentos para que ela se cumpra. Vou escrever ou postar um artigo sobre esse assunto essa semana. Assim pode esclarecer a dúvida de mais pessoas.
ResponderExcluirblz ;)
ResponderExcluir